terça-feira, 5 de abril de 2011


 


 

Relação entre Comunicação e Educação-passado e presente

Os meios de comunicação interferem na educação na maioria das vezes diretamente, hora de forma favorável onde o professor pode utilizar em seus conteúdos trabalhados. Hora ela é trazida pelo aluno e exposta para o grande grupo da maneira que ele entendeu gerando polemica e até mesmo confundindo os colegas e desviando o objetivo do assunto.

Anos atrás isso não acontecia, pois os meios de comunicação eram o radio, revista, jornal, livros e para alguns, ou seja, aqueles com mais condições a TV, que depois passou a ser adquirida por todos. A educação era transmitida para o aluno pelos professores em forma de deposito, onde eles obtinham seus conhecimentos apartir do que o professor lhes passava, não havia a troca de informações e as tecnologias eram poucas e de difícil acesso.

Hoje a maioria das famílias tem acesso às tecnologias e as crianças já nascem neste meio da era digital. Em pouco tempo já adquirem celulares, vídeo-game, computadores com acesso a internet, com suas praticas em manusear estas tecnologias hiper avançadas. Refletindo no aprendizado oferecido numa sociedade escolar onde estas tecnologias estão sendo implantadas aos poucos.

Se o aluno não tiver boas instruções na utilização destas novas tecnologias em casa e na escola, pode sim afetar no desenvolvimento de seu aprendizado. O professor pode contribuir com esse aluno assumindo uma postura ética diante desta situação propondo outras maneiras de desenvolver o aprendizado. Utilizando os meios de comunicação de maneira pedagógica onde o aluno possa entender que estas tecnologias não servem apenas para diversão e de alguma maneira para o seu aprendizado.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário